Fênix do Itaim é tricampeão da Copa Lausanne

Com vitória por 2 a 1 nos pênaltis, o Fênix do Itaim Paulista sagrou-se tricampeão da Copa Lausanne de Futsal 2012. O tempo normal da decisão diante do Tradição da Freguesia terminou 1 a 1. O jogo foi realizado no domingo 2 de dezembro, no ginásio do Clube Lausanne, na zona norte.


A partida começou truncada, principalmente no meio de quadra, com a posse de bola sendo muito disputada pelos dois times. Nos primeiro cinco minutos não aconteceu nenhum lance de perigo aos goleiros.

Aos 6’01, Capitão cobrou lateral para Tiago Canhoto, ele rolou para Garrinchina na ala que chegou batendo para o gol. Gleison tentou dominar e acabou colocando para dentro, 1 a 0 Fênix.

O Tradição não se abateu com o gol e manteve mais a bola na quadra ofensiva, na tentativa de criar chances de empatar o confronto. O Fênix no entanto apostava, sobretudo, nos contragolpes.

A pressão pelo empate foi crescendo à medida que o tempo avançava. Quando conseguiu criar boas chances de gol, o goleiro Alê esteve presente fazendo boas defesas.

Com o decorrer do tempo, as duas equipes se resguardaram mais e as chances de gol diminuíram, prevalecendo o placar favorável para o Fênix até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Tradição voltou pressionando e logo conseguiu o empate. Ikaro tabelou com Juninho e tocou na saída do goleiro Alê que nada pôde fazer, 1 a 1.

Depois do gol, o jogo ficou mais aberto com ambas equipes investindo no ataque e criando boas oportunidades de gol. Nos cinco minutos finais, as equipes jogaram carregando a responsabilidade de evitar os erros.

Com isso, as investidas ao ataque lado a lado eram calculadas, com as defesas prevalecendo, levando a decisão do vencedor para os tiros livres da marca do pênalti.

Na primeira sequência, Cazuza bateu para o Tradição e o goleiro Alê defendeu. A equipe inteira da Freguesia reclamou alegando que o goleiro havia se adiantado para fazer a defesa.

Depois de discussões entre ambas equipes e arbitragem, ficou acertado que o pênalti seria batido novamente. Na segunda tentativa Cazuza bateu e converteu. Na sequência Tiago Canhoto também converteu para o Fênix.

Na segunda série, Alê defendeu a cobrança de Fufi e pelo Tradição, Fernandão defendeu a de Bob. Na terceira série houve a definição do campeão. Alê defendeu a cobrança de Butina e Felipe Valério converteu e fez explodir a torcida do Itaim Paulista, 2 a 1 placar final dos pênaltis.

Nas premiações individuais o Fênix ficou com dois troféus. Alê recebeu o de melhor goleiro e Garrinchinha ficou com o de destaque da competição. O artilheiro da competição foi Edson de Arruda Pompeu Junior do Arsenal de Taipas com 7 gols marcados.

“Pela qualidade da equipe deles, sabiamos que ia ser um jogo dificil. Nossa equipe veio com desfalque, mas o mais importante de tudo foi a superação e vontade. Saimos na frente e mas infelizmente tomamos o gol de empate. Conseguimos segurar o empate até o fim e tive a felicidade de defender três pênaltis”, declarou o goleiro Alê, melhor goleiro da competição.

Ikaro, autor do gol do Tradição no tempo normal também comentou sobre a partida: “O jogo foi equilibrado e quem fosse campeão era merecido, infelizmente nos pênaltis eles levaram a melhor. Mas todos do Tradição estão de parabéns, principalmente a torcida pelo apoio ao time.”

O Fênix do técnico Daniel Reis, auxiliado por Alexandre Boniolo foi campeão jogando com Alê, Luan, Bananinha, David, Tiago Canhoto, Bob, Nenê Dezuani, Caio, Capitão, Thiago Cabeça, Bruno, Nenê, Alakis e Garrinchinha.

O Tradição do técnico Adauto Silva, auxiliado por Carlos Casagrande foi formado com Marcelo, Fernandão, Ikaro, Dú Pivô, Gleison, Portuga, Paulinho, Oreia, Rodolfo, Butina, Cazuza, Juninho, Lelê e Fufi.

A arbitragem ficou à cargo de José Esteves Lopes Filho, auxiliado por Erick Bonifácio com Roberta Claudino na mesa.

A Copa Lausanne de Futsal faz parte do calendário da Liga Paulista e neste ano tem a organização do Clube Lausanne em parceria com a JV Eventos e JE Arbitragem. A competição começou em 16 de setembro e contou com a participação de 16 equipes.

Fotos extras (clique na foto para ampliar):