Favela/Nada Consta e Troia Futsal são os finalistas da Copa Montana

Domingo 17 de fevereiro, foram realizadas as semifinais da quarta edição da Copa Montana de Futsal 2013. Os jogos foram disputados no ginásio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, em Guarulhos. A competição teve início em 20 de janeiro e contou com a participação de 48 equipes.
O campeão será conhecido no próximo domingo (24), às 09h00, também no ginásio da Ponte Grande. Logo na sua primeira participação no torneio, o Favela/Nada Consta da Vila Maria, conquistou a vaga na final ao vencer o Art & Ação por 4 a 3. 
Seu rival na decisão, o Troia Futsal de Itaquera, disputa a Copa Montana desde 2011 e chegou na final ao passar pelo Atlético do Cangaíba vencendo por 2 a 0. 
Para se classificar, o Favela superou um adversário que não se entregou até o fim do jogo. O primeiro gol da partida foi marcado por Rafael, do Favela, aos 7 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu passe pela esquerda do ataque e chutou rasteiro, na saída do goleiro Márcio Verdinho. 
Logo depois de tomar o gol, o Art & Ação colocou em quadra o goleiro-linha Giva, que não foi muito acionado na primeira etapa. Do outro lado, o arqueiro Renato fez importantes defesas e viu sua equipe ampliar o marcador aos 15, com Altamir. O jogador chutou rasteiro no canto esquerdo. Giva ainda tocou na bola com o pé esquerdo, mas ela entrou devagar. 
No final do primeiro tempo o Art & Ação acertou a trave adversária e acabou indo para o intervalo em desvantagem, que se ampliou logo a 30 segundos do segundo tempo. O terceiro gol do Favela foi marcado por Herbert. 
O primeiro gol do Art & Ação saiu logo em seguida, com Ikaro, e deu mais ânimo ao time, que intensificou a pressão, enquanto o Favela procurava valorizar mais a posse de bola. Aos 6 minutos o goleiro-linha Giva quase marcou, depois de fazer jogada individual e driblar vários adversários. 
No lance seguinte, porém, deu azar. Na quadra de ataque ele chutou a bola, que explodiu no adversário, atravessou a quadra e foi morrer no fundo das redes do Art & Ação. O gol foi creditado para Thiago. A equipe de São Miguel continuou pressionando e descontou com Itamar, de pênalti, e, depois, com Joilson. 
A Copa Montana é um torneio beneficente que conta com o apoio do FutsalAmador.com. Nesta, que é a quarta edição do campeonato, foram arrecadadas quase duas toneladas de cestas básicas.