Alfa e Tradição são os campeões da Copa Ranking

Quem esteve presente no ginásio Ramos Turismo na tarde do último domingo (27), pode acompanhar dois jogos emocionantes e de excelente nível técnico. As partidas foram válidas pelas finais da 9ª Copa Ranking 2011, onde Alfa da Vila Ré e Tradição de Itaquera foram campeões das séries Ouro e Prata, respectivamente. A curiosidade é que as duas equipes foram finalistas nas duas séries repetindo a final do ano passado onde o Alfa sagrou-se campeão nas duas.

Na série Prata, o Tradição foi bicampeão ao vencer o Alfa por 2 a 1 nos pênaltis após empate de 3 a 3 no tempo normal. A equipe da zona leste também foi campeão em 2004. No jogo o Tradição começou mais ofensivo e abriu o placar logo aos 5’40 após jogada ensaiada de falta. O Alfa conseguiu o empate aos 14’20 com um belo chute de Junior no ângulo do goleiro Sandrinho, 1 a 1. Aos 17’01, Dadá errou um passe e cedeu contra-ataque para o Alfa, David lançou Vinicius que tocou para Arthur fazer o gol da virada, 2 a 1 placar final da primeira etapa.

No segundo tempo o Tradição foi pra cima e logo aos 2’08, Dadá roubou a bola de Arthur, avançou a quadra inteira e tocou na saída do goleiro Tuim empatando a partida, 2 a 2. Aos 9’30, em mais uma roubada de bola, Diogo vira para o Tradição após receber passe de Diógenes. Faltando 4 minutos para o término do jogo, o Alfa começou usar o goleiro Tadashi adiantado fazendo a função de goleiro-linha. Depois de tanto pressionar, Vinicius acertou um belo chute e contou com um desvio em Diógenes para enganar o goleiro Sandrinho e empatou a partida faltando apenas 30 segundos para o término. Com o empate a decisão foi para os pênaltis.

Nas penalidades, Mijão e Bruno Rocha converteram e Paulinho desperdiçou para o Tradição. No Alfa, Jonathas e Vinicius desperdiçaram e David converteu.

O Tradição do técnico Luis Fernando Ferreira Reis auxiliado por Renato Rodrigues de Jesus foi bicampeão jogando com Sandrinho, Mijão, Marcinho, Nanbua, Diógenes, Paulinho, Edinho, Bruno Rocha, Diogo, Willian, Dadá, Nêgo, Bruninho. Já o Alfa do técnico Tercilio Lorenzo Filho (Nenê), jogou com Tuim, Tadashi, Junior, David, Nenê, André, Willian, Guilherme, Vinicius, Jonathas, Arthur e Rafael Vergani.

Na série Ouro o Alfa também queria o bicampeonato e começou arrasador. Abriu 3 a 0 com 4’30 de jogo, com 2 gols de Rodrigo e um de Wilsinho. Aliás o gol de Wilsinho foi uma pintura. Ele interceptou um passe deu um corte seco em Luizinho e na saída do goleiro Serra deu uma cavadinha. Aos 5’02, Ewerton arriscou um chute, a bola desviou em Wilsinho e entrou no ângulo, 3 a 1.

Mas o príncipio de reação parou por aí. Aos 12’40, Lucas recebeu do goleiro Wilsinho Pignata, girou e bateu forte no canto de Serra, 4 a 1. O Tradição não conseguia encaixar uma boa jogada, quando conseguia criar, pecava na finalização. Aos 15’30, Gleisson fez uma bela jogada e acertou um belo chute indefensável para Serra, 5 a 1. O Alfa ainda teve várias chances claras de gol, mas o placar da primeira etapa não foi mais alterado.

Para piorar a situação o Alfa fez o sexto com Daniel Cearense aos 4’03 do segundo tempo. Na sequência aos 4’45, Serra acertou um belo chute no ângulo de Wilsinho Pignata diminuindo para 6 a 2. A partir daí o Tradição passou usar Serra como goleiro-linha. A tática não deu muito certo, aos 6’40, Daniel Cearense interceptou um passe de Serra e finalizou para o gol vazio, 7 a 2.

O Tradição esboçou uma nova reação com Luizinho aos 7’10, Ewerton aos 12’51 e Nando aos 17’10 diminuindo para 7 a 5. Faltando menos de 3 minutos para o término, Serra passou jogar adiantado novamente fazendo a função de goleiro-linha. Em um novo erro de passe de Serra, Wilsinho chutou por cobertura e finalizou o placar do jogo, 8 a 5. Com o título o Alfa conquistou o bicampeonato da série Ouro, pois também conquistou o ano passado.

O Alfa do técnico Tercilio Lorenzo Filho (Nenê) jogou com Wilsinho Pignata, Daniel Cearense, Devid, Paulinho, Brunão, Gleisson, Lucas, Sandro, Pelé, Rodrigo e Wilsinho. O Tradição do técnico Danilo Antonio Correa auxiliado por Renato Rodrigues de Jesus jogou com Serra, Ewerton, Reginho, Nando, Bruno Roberto, Luizinho, Carlos Henrique, André, Edinho, Gabriel, Rafael. A arbitragem das duas finais ficou à cargo de José Esteves Lopes Filho, auxiliado por Erick Bonifácio com Ricardo Alemão na mesa.

Bruno Lima do Cachaça Patriarca foi o artilheiro da Prata e Sandrinho do Tradição levou o troféu de melhor goleiro. Jupa/Panelão/Sombra’s ficou em terceiro colocado e Cachaça Patriarca em quarto. Na série Ouro Brunão do Alfa foi o artilheiro e Serra do Tradição o goleiro menos vazado. Gandaia/Social ficou em terceiro e Guaxupé em quarto. As equipes mais disciplinadas foram SC Lethi (Jaçanã) na primeira fase e Stillos (Moóca) na segunda fase.

“Queria agradecer à todas equipes participantes e parabenizar os 2 finalistas pelo excelente nível técnico e disciplinar. Às torcidas também deram um show à parte, com comportamento exemplares”, destacou Júnior, principal organizador da Copa Ranking, que teve apoio de Sevgalli Troféus, MMC Sports e Esteves Arbitragem. Eloy Reyes, Presidente da Liga Ranking Futsal Amador também aproveitou para agradecer: “Agradeço à todas as equipes que participaram da 9ª edição da Copa Ranking e que mais uma vez mantiveram os nossos objetivos: esportividade, lealdade e amizade, parabéns a todos envolvidos nesse grande evento.”
Realizada em duas séries: Ouro (1º quadro) e Prata (2º quadro), a Copa Ranking é uma competição do calendário da Liga Paulista, realizada pela Comunidade Liga Ranking Futsal Amador, sob a responsabilidade do JR Festivais. Neste ano a competição teve início em 6 de agosto e contou com a participação de 80 agremiações (40 em cada série), mais de 1200 atletas inscritos, 1950 gols marcados e foi disputada em 22 ginásios da Grande São Paulo.